Se você é um gestor de T.I. e não tem uma resposta (atualizada) para uma das perguntas abaixo, significa que você precisa de uma solução para gestão de ativos.
Quais itens serão impactados em mudança?
Quais softwares tenho instalados, aonde e se estão licenciados?
Quais licenças ou equipamentos eu preciso renovar o contrato?
Quantos equipamentos tenho no estoque e se eles estão reservados por alguém?
Benefícios de uma Gestão de Ativos
Aumento de produtividade identificando ativos problemáticos que geram paralização do trabalho do usuário.
Garantir a conformidade da licença de software reduzindo o risco de multas por softwares ilegais.
Reduzir os custos de suporte e licenciamento através da eliminação ou realocação de licenças não utilizadas.
Gerenciar e monitorar de uma maneira fácil/rápida os ativos de software e hardware.
Conhecer o custo de propriedade de um ativo (inclusive com todas suas manutenções)
Ser comunicado automaticamente sobre mudanças nos ativos permitindo agir rapidamente em função dessa mudança.
Ter conhecimento de todos ativos e sua localização
A integração entre a equipe de atendimento com o inventário de hardware e software permite que os atendentes efetuem um rápido reconhecimento da configuração do equipamento do usuário durante o atendimento, verificando quais são os softwares/hardware instalados e a sua garantia.