Se você é um gestor de T.I. e não tem uma resposta (atualizada) para uma das perguntas abaixo, significa que você precisa de uma solução para gestão de ativos.

Quais itens serão impactados em mudança?
Quais softwares tenho instalados, aonde e se estão licenciados?
Quais licenças ou equipamentos eu preciso renovar o contrato?
Quantos equipamentos tenho no estoque e se eles estão reservados por alguém?


Benefícios de uma Gestão de Ativos

Aumento de produtividade identificando ativos problemáticos que geram paralização do trabalho do usuário.

Garantir a conformidade da licença de software reduzindo o risco de multas por softwares ilegais.

Reduzir os custos de suporte e licenciamento através da eliminação ou realocação de licenças não utilizadas.

Gerenciar e monitorar de uma maneira fácil/rápida os ativos de software e hardware.

Conhecer o custo de propriedade de um ativo (inclusive com todas suas manutenções)

Ser comunicado automaticamente sobre mudanças nos ativos permitindo agir rapidamente em função dessa mudança.

Ter conhecimento de todos ativos e sua localização

A integração entre a equipe de atendimento com o inventário de hardware e software permite que os atendentes efetuem um rápido reconhecimento da configuração do equipamento do usuário durante o atendimento, verificando quais são os softwares/hardware instalados e a sua garantia.

Captura dos dados de ativos (*)

Tenha o inventário atualizado (desktops, notebook e servidor) através de uma coleta automática do hardware e software do ativo.

Nesse processo são disparados vários avisos para:

  • Acessórios eliminados / incluídos (cd-rom, memória, entre outros)
  • Software sem Licença cadastrada (necessário informar a compra da licença)
  • Softwares Proibidos (kazza, Msn, e-mule, entre outros)
  • Novidades da auditoria (equipamentos e softwares) (novos softwares que não existiam no banco de dados e novos processadores)
  • Mudança de Faixa de IP

Base dos Ativos (*)

Gerencie os dados seus ativos com:

  • Contratos e seus vencimentos
  • Vencimento da garantia
  • Compras (arquivando a nota fiscal)
  • Manutenções (arquivando as O.S.)
  • Localização física atual
  • Rastreio da movimentação
  • Tipo de aquisição (compra, locação, entre outros)
  • Empresa proprietária (no caso de terceiros)
  • Utilização e descarte.

Gestão de Software (*)

Com uma solução de gestão software você conseguirá:

  • Ser avisado preventivamente sobre o vencimento das licenças, evitando ficar sem o recurso.
  • Reduzir/eliminar o uso ilegal de cópias instaladas e os problemas decorrentes disso.
  • Identificar quais software estão em conformidade
  • Ter uma visão completa das licenças o que facilita a gestão e auditoria.
  • Ter acesso aos dados da compra (arquivando a nota fiscal)
  • Identificar quais equipamentos utilizam determinada licença

Gestão de Contratos (*)

  • Identifique facilmente quais ativos fazem parte do contrato.
  • Gerencie contratos e aditivos de diversos fornecedores
  • Receba alertas sobre o vencimento do contrato para sua renovação.
  • Defina diferentes equipes responsáveis pelo contrato conforme o tipo do contrato.
  • Anexe o documento assinado do contrato e todos os termos para uma pesquisa rápida.

CMDB (*)

  • Rastreie e gerencie todos seus ICs (Itens de Configuração)
  • Tenha uma visão dos ativos, serviços, pessoas, documentos entre outros
  • Veja a relação entre os ICs.
  • Tome decisões em função do impacto de uma mudança.

Gestão das Solicitações (*)

  • Controle o processo de aquisição de dispositivos, ativos e licenças
  • Rastreie a solicitação
  • Veja quem já aprovou e quem ainda não aprovou.
  • Divida a responsabilidade da aquisição com quem está solicitando.

Gestão dos Recursos Disponibilizados (*)

  • Gerencie os dispositivos e ativos que estão em poder dos colaboradores
  • Receba automaticamente avisos/tickets para devolução dos dispositivos/ativos no desligamento ou transferência dos colaboradores

Coletor (*)

  • Confronte seu inventário lógico (coleta automática) com o inventário físico e tenha certeza que ele esteja atualizado.
  • Muito útil para empresas que possuam ativos locados.
  • Proporciona uma supervisão dos ativos, diminuindo os casos de equipamentos que desaparecem / aparecerem no departamento.

Preventiva (*)

  • Seja proativo e crie chamados preventivos automaticamente para verificação / manutenção dos ativos.