O objetivo da gestão da mudança é realizar mudanças aprovadas de maneira planejada, pelo menor custo e com o mínimo de riscos. Com esse recurso é possível documentar / acompanhar todas as etapas de uma mudança desde o planejamento, aprovação, execução e revisão.
Criando a Mudança
Você pode registrar uma nova Mudança ou associar a Mudança a um problema existente. É de vital importância você registrar todos os detalhes sobre a mudança, como equipamentos, serviços, impactos, entre outros.
Para a aprovação de uma mudança é necessário que os integrantes do comitê possuam o detalhamento de todas as decisões que serão tomadas, para que eles tenha subsídios para aprovarem ou não a implementação. Esses itens são:
Comitê de Aprovação - CAB (Change Advisory Board)
Baseado no planejamento, impacto e riscos, os membros do comitê tomam uma decisão se aceitam ou rejeitam a aplicação da Mudança. Os membros do comitê encontram-se quinzenalmente ou uma vez por mês para definir quais mudanças serão submetidas para aprovação.
A aprovação pelos participantes pode ser feita em paralela (todas aprovam / reprovam ao mesmo tempo) ou em série (somente depois da aprovação de um participante o outro será solicitado para aprovar).
Classificação da Mudança
A classificação do tipo da mudança é muito importante para você identificar quais necessitam de aprovação do comitê ou não. Por padrão o CEC vem com os quatro tipos abaixo, mas você pode criar outros.
Visão geral das mudanças
Através de um calendário é possível manter toda equipe informada sobre quando um equipamento / serviços estará fora do ar para manutenção e quando ele voltará a funcionar.
Tarefas (sub-chamados)
Através de sub-chamados você conseguirá controlar todas as etapas para a execução de mudança, caso essa mudança envolva várias equipes.
Revisão da Mudanças
Através do CEC-BI verifique quais foram os efeitos dessa mudança, identificando incidentes e problemas relacionados a ela.